sábado, 10 de abril de 2010

Conselhos de ORGANIZAÇÃO


Organizar


Com a correria do dia a dia , trabalho, casa, compras, filhos ,temos que pensar em estratégias , para facilitar a nossa vida , e ter algum tempo de lazer,não se culpabilize se não conseguir, eis alguns conselhos:

1º - Se você e o seu companheiro, ou quem divide a casa , não quiserem ser escravos da limpeza devem compreender e concordar que podem por vezes ,não ter tudo impecável , e que é fundamental partilhar as tarefas.

2º -É muito importante estabelecer a ordem das tarefas , embora em determinados momentos do dia seja lógico que não seja possivel seguir a mesma , poderá ocorrer uma "desordem" , especialmente se existir crianças.

3º -Estabeleça um dia da semana para cada actividade, por exemplo , poderá limpar ás 2º feiras as casas de banho , e colocar roupa a lavar, na 3º feira , poderá passar a roupa , limpar o pó de uma divisão, ou seja escolher o que lhe der mais jeito, não tentar fazer tudo no mesmo dia , pois chegará á conclusão que não consegue desanima.

4º-Ao concretizar o 3º conselho , e se tiver um tempinho a mais , pois chega mais cedo a casa, poderá adiantar alguma tarefa, e com isso , levar a ter um fim de semana de lazer , e não se preocupar com a limpeza da casa.

5º - Ao comprar roupa , tente pensar em adquirir peças em algodão , lycra , e algumas texturas de lã , que não seja necessários muito cuidados , para não perder muito tempo com a roupa, opte por coisas práticas.

6º-Assim como em arrumar ou comprar objectos decorativos , deve pensar no lugar certo , tendo em atenção não somente o critério de estética, mas também o critério prático.

7º-Com a cabeça tão ocupada , poderá não lembrar-se de tudo , opte por ter um painel , um quadro onde possa escrever as suas tarefas, as suas compras , os seus compromissos, as suas prioridades, e quando as concretizar deverá apagar ou retirar, vai ficar satisfeita com a quantidades de coisas que fez.

8º- Caso tenha filhos pequenos , convém dedicar muito do seu tempo , por isso apele aos recursos actuais para facilitar a sua vida , e ter mais um tempinho para a brincadeira, use de toalhitas descartáveis , para tudo , limpeza , higiene,etc , se tiver tempo confeccione refeições a mais ,ou comprar a mais semanalmente certos alimentos e que poderá congelar , usar o microondas para fazer refeições mais rápidas.

9º- Quando receber as factura de pagamentos , nunca deixe de abrir a carta , coloque tudo o que terá que pagar num só lugar, pois assim não perde tempo em procurar a factura .

10º -Nesta vida que é um furacão , faça um favor, aproveite todos os momentos para ser feliz.

Sem comentários: