quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bolo 3 R's


Eu sei que o nome é esquisito, mas não sabia como lhe havia de chamar. Porquê, então, este nome? Porque este bolo põe em prática a política dos 3 R's: reduzir, reciclar e reutilizar. Faz-se usando sobras de outro bolo que já ninguém queira (e normalmente em épocas festivas como a Páscoa ou o Natal acaba por sobrar sempre alguma coisa). Não se desperdiça nada, dá-se nova cara e sabor a um resto de bolo que ande "de maço para cabaço" e pode-se dar largas à imaginação. Seguindo esta receita e dependendo do bolo que se use para a fazer, o sabor obtido é sempre diferente. Com ela já fiz o bolo simples, queques e um bolo que recheei e cobri com compota de maçã e depois polvilhei com coco ralado. Este último ficou espetacularmente bom. Vale a pena experimentar. Seja de que maneira for.







Ingredientes:

300 gramas de sobras de bolo moídas na picadora
2 dl de óleo
2 dl de leite
5 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de canela em pó


Modo de Preparação:

Juntar o açúcar, os ovos inteiros, o leite e o óleo num recipiente e misturar tudo muito bem. De seguida, acrescentar os restantes ingredientes e envolver, até estar tudo bem ligado. Deitar em forma untada e polvilhada (ou em forminhas de papel para fazer os queques) e levar ao forno até o bolo estar cozido e dourado.


Notas:

-Pode-se usar sobras de bolo-rei, pão-de-ló, bolos simples (sem cremes), pão doce, etc;
-A receita deste bolo é simples e, desta maneira, pode ser alterada e enriquecida com outros ingredientes que se queira (por exemplo, juntar frutos secos à massa, escolher outro aroma que não a canela, rechear com um creme da sua preferência, etc.

Autora:Cor de Chá

3 comentários:

MONICA disse...

Bom dia, Dreamlu! gosto muito de este bolo :) obrigadinha por partilhar sabores com alma :) beijinhos

Pratos da Bela disse...

Gostei bastante...
jinhos fofos

Aline disse...

Hummm, me deixou com fome!
Tudo muito delicioso em seu blog, parabéns.